Na umbanda tem quaresma ?
Falar de quaresma é sempre muito polêmico até porque a quaresma em si, não faz parte da religião de umbanda.
No entanto pelo sincretismo religioso, algumas casas umbandistas adotam esse período para fecharem as suas portas e assim suspenderem os atendimentos espirituais e de caridade aos filhos e consulentes.
Portanto esse fato histórico se dá desde a época do Brasil colonial, quando os senhores de engenho tendo suas crenças no catolicismo adotavam a prática de cobrir suas imagens e fechar suas igrejas em respeito a caminhada de Jesus pelo deserto.
E pelo fato dos escravos serem obrigados a esconder seu culto aos orixás através do sincretismo, convencionou - se que durante esse período também não haveria culto aos orixás, passando assim a algumas casas de umbanda também adotarem essa tradição.
Acreditava -se que os espíritos de luz e entidades de umbanda afastavam -se da terra durante esse período impossibilitando assim as casas a praticarem a caridade.
Ora, passamos pelo crivo do raciocínio lógico e o da razão.
Se a quaresma é o período em que os homens devem se aproximar de Jesus para assim estarem livres de seus pecados, porque então estariam distantes os seus mensageiros de luz?
E as casas religiosas, porque fecharem as suas portas quando é exatamente neste período que mais precisamos nos fortalecer em nossa fé, e para tal buscamos muitas vezes a nosso terreiro ?
E porque temos que ter exatos quarenta dias ?
Na verdade meus irmãos temos que buscar nos redimirmos todos os dias, através da nossa reforma íntima, da nossa transformação moral.
E por isso mesmo precisamos estar em comunhão com a nossa fé e com a nossa casa religiosa, aquela que quando lá chegamos nos sentimos revigorados e protegidos.
E como fazer se quando mais precisamos do nosso terreiro ele se encontra fechado? buscamos outra casa? outra religião.
A umbanda que praticamos não acredita ser necessário fechar as suas portas, pelo contrário BATEI E ELA SE ABRIRÁ assim disse o mestre Jesus.
A muitas moradas na casa do pai e na nossa morada estaremos sempre de portas abertas para aqueles que desejam entrar para se melhorar e se transformar no caminho do bem.
Pois acreditamos que aquele que caminha depressa, a muitas provas se forra.
Sempre pautado na máxima que Jesus nos ensinou.
Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo.
Avante filhos de fé, levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá.
Saravá a nossa sagrada umbanda!
Muita paz a todos.
24/03/2016.